Notícias

AR-CONDICIONADO PORTÁTIL: O QUE É E COMO FUNCIONA

Encarar os dias de verão fica muito mais fácil se você tiver um ar-condicionado em casa, não é mesmo? Porém, é comum que pessoas que tenham ar-condicionado reclamem constantemente que um cômodo está mais fresco do que outro, o que é perfeitamente normal, já que a distribuição do ar nem sempre é uniforme. A solução para esse problema pode ser a escolha de um ar-condicionado portátil.

MOBILIDADE: UM DIFERENCIAL E TANTO

A principal vantagem de um ar-condicionado portátil, como o próprio nome indica, é a mobilidade. Com ele você terá liberdade para levá-lo de um lado para outro, podendo colocá-lo no quarto na sala e, caso vá viajar, pode levar o aparelho junto para ser utilizado em sua casa de praia, por exemplo. Um verdadeiro curinga!

Em termos de funcionamento, um ar-condicionado portátil é igual a um ar-condicionado split ou um ar-condicionado de parede. Em outras palavras, não importa o tipo de modelo que você escolha, caso eles tenham a mesma potência em BTUs os resultados que você vai obter serão exatamente os mesmos.

SEM BURACOS NA PAREDE

Quer mais uma vantagem? Ar condicionado portátil não precisa fazer nenhum tipo de buraco na parede. Isso resulta em um processo de instalação muito mais rápido e simples. Entretanto, mesmo sendo portátil ainda será necessário colocar um tubo extensor para fazer a troca de calor entre o ambiente interno e o externo. Isso significa que esse tubo deve ser posicionado para fora da janela, fazendo uma vedação adequada.

Além disso há outro detalhe importante. Um ar-condicionado portátil acumula água enquanto em funcionamento. Eles contam com um reservatório próprio e são capazes de guardar até 20 litros de água. Após esse reservatório se encher o funcionamento é suspenso. Para evitar que isso aconteça a recomendação é esvaziá-lo sempre, adaptando uma mangueira a ele.

AGORA É SÓ ESCOLHER O SEU

Agora que você já sabe o que é e como funciona um ar-condicionado portátil, já á para pesquisar qual modelo melhor se adapta às suas necessidades. O primeiro aspecto a ser observado é a potência em BTUs do aparelho. Será que ela está de acordo com o tamanho do ambiente no qual o equipamento vai ser utilizado?

Por fim, lembre-se de deixar em seus cálculos sempre uma margem de segurança, pois como o ar-condicionado portátil tem um motor próprio ele costuma aquecer. Essa perda em função do calor também precisa ser levada em consideração. Assim, se um ar-condicionado de 9.000 BTUs for suficiente para o seu cômodo, considere instalar um de 10.000 BTUs para não ter problemas.

Fonte: https://comvoce.philco.com.br/climatizacao-blog/o-que-e-e-como-funciona-um-ar-condicionado-portatil/